CHAMAR a atenção da sociedade e dar cada vez mais visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi o tema principal do evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, realizado no sábado (2). Para lembrar a data, o prefeito Aladim falou sobre a abertura do novo CAPS I/J, um novo e equipado espaço para pessoas do espectro autista, cujo prédio está sendo adaptado para se tornar um centro especializado, que vai contar com uma equipe formada por pediatra, terapeuta ocupacional, psicólogos, psiquiatra de crianças, pedagogo e enfermeiro. O futuro espaço fica na Rua Laura Barbosa do Nascimento, centro da cidade.
“Hoje é dia Mundial de Conscientização do Autismo e já estamos ansiosos pela abertura do nosso núcleo de Saúde especializado em crianças e adolescentes. Ansiedade não só para dar um atendimento digno, mas para ajudar a acabar com o preconceito e a discriminação que cerca as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e outros. É realizador ver no rosto de pais e amigos a esperança de um futuro melhor para todos. Autismo: Quando você se envolve, as peças se encaixam!”, disse o prefeito.
Libras – A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no decorrer da semana passada, uma apresentação especial do curso profissionalizante de Libras (Língua Brasileira de Sinais), em parceria com o Instituto Vista, que divulgou os materiais que serão utilizados durante as aulas.
A Língua Brasileira de Sinais, conhecida popularmente por Libras, é usada por milhões de brasileiros surdos e também ouvintes. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil.
Legenda:
Prédio do futuro Centro Especializado em Saúda da Criança e do Adolescente
Crédito:
Divulgação