Metamorfose

“Existir é ser olhado.” (Franz Kafka)

Foi relendo “A Metamorfose”, livro que meu filho Gabriel trouxe como leitura solicitada no colégio dele, que me vi novamente mergulhado nas páginas densas de Franz Kafka e nas inquietações que essa obra desperta.
À primeira vista, trata-se apenas da história de Gregor Samsa, um homem comum que acorda certo dia transformado em um inseto gigante. Mas, à medida que avançamos na leitura, percebemos que o verdadeiro tema não é a metamorfose física, e sim a lenta e dolorosa transformação social e emocional que o ser humano sofre quando deixa de ser útil aos olhos dos outros.
Gregor, que sustentava a família com seu trabalho exaustivo, torna-se um peso quando já não pode mais produzir. O amor e a compaixão cedem lugar ao incômodo e à rejeição.
A casa, que antes era abrigo, transforma-se em prisão. E o que Kafka denuncia, com sutileza e dor, é o mesmo que ainda vivemos hoje: a desumanização silenciosa promovida por uma sociedade que mede o valor das pessoas pela eficiência, pelo desempenho, pela aparência e não pela essência.
Lendo junto com o Gabriel, percebi que “A Metamorfose” continua atual porque todos nós, em algum momento, passamos por transformações internas que o mundo não entende. Mudamos, cansamos, adoecemos, e às vezes nos vemos também trancados em nossos próprios quartos emocionais, invisíveis aos olhos de quem só enxerga resultados.
Vivemos em tempos em que a pressa virou virtude, o cansaço é ignorado e a empatia parece fora de moda. Quantos “Gregores” modernos andam por aí, exaustos, sufocados pela rotina e pela cobrança constante de serem produtivos? Quantas famílias, empresas e instituições valorizam mais alguém que faz do que que alguém é?
Kafka nos oferece um espelho duro, mas necessário. Ele não fala apenas de um homem transformado em inseto, mas de uma humanidade que, pouco a pouco, se transforma em máquina.
Reflexão Final – Este livro nos lembra que a verdadeira metamorfose não é a do corpo, mas a da alma. Mudar é parte da vida, mas desumanizar-se é uma escolha. Quando o outro deixa de ser visto, algo também se perde dentro de nós. Talvez o maior desafio do nosso tempo seja reaprender a enxergar não com os olhos da pressa, mas com os olhos do coração.
Que saibamos reconhecer os “Gregores” ao nosso redor antes que desapareçam sob o peso da indiferença. E que a nossa transformação seja, sempre, em direção à humanidade.

Raphael Blanes é Servidor Público Municipal, formado em Gestão em Saúde Pública, Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias, especialista em Gestão Hospitalar, graduando em Filosofia e Psicologia. Instagram: @raphaelblanes Email: blanes.med@gmail.com.

Posts similares

  • Bola de Neve

    Alguém conhece a sensação da bola de neve? Não de brincar de jogar uma bola de neve em outra pessoa, mas de estar dentro dela. Como se um problema levasse a outro, que leva a outro e assim por diante. Muitas vezes não estão nem ao menos relacionados, mas parece que tudo acontece na mesma…

  • Idade

    Ligue a televisão em qualquer novela, filme ou seriado e você vai ver que por repetidas vezes as fases da vida retratadas da mesma maneira. Adolescente faz coisas de adolescente, adulto faz coisa de adulto e assim por diante. É claro que alguém que pertença a uma dessas fases está vetado de fazer aquilo que…

  • História do Brasil

    Venho lendo sobre a história do Brasil. Lendo por assumir a falha: o quanto eu sei sobre todo o complexo passado do País? Lendo não para tirar alguma conclusão sobre o futuro, mas sim para entender. Entender melhor, que seja. Já passou da hora de parar de fingir que sei o que não sei. Venho…

  • Surpresas

    “Aceitar o inesperado é abrir-se para o milagre da vida.” (Osho) Já pensou como seria entediante se tudo saísse exatamente como planejado? Se cada dia fosse uma cópia previsível do anterior, se cada meta fosse cumprida sem tropeços, se cada sonho acontecesse sem esforço? Talvez a vida perdesse um pouco do sabor. O inesperado, por…