Idade

Ligue a televisão em qualquer novela, filme ou seriado e você vai ver que por repetidas vezes as fases da vida retratadas da mesma maneira. Adolescente faz coisas de adolescente, adulto faz coisa de adulto e assim por diante.
É claro que alguém que pertença a uma dessas fases está vetado de fazer aquilo que é característico da outra. Portanto, se você é adulto, nem cogite sair a noite como fazem os adolescentes. Já se você é adolescente, passar um final de semana em casa não é para você. Isso está certo? Particularmente acredito mais em momentos do que em fases da vida. Tem dias em que se sente vontade de conversar, sair de casa, e no dia seguinte a vontade pode ser exatamente a oposta. Tem dias que se sente vontade de passar o dia todo deitado, maratonando aquela série famosa, e no dia seguinte a vontade pode ser exatamente a oposta.
É claro que, com o passar dos anos, certas vontades sem modificam, evoluem ou deixam de existir. Mesmo assim, parece besteira estabelecer que apenas crianças podem se divertir assistindo filmes bobos de comédia, ou que apenas pessoas mais velhas valorizam a leitura de um bom livro.
Mais leve é fazer exatamente o que se tem vontade, no momento que considerar oportuno. Cada pessoa tem seu próprio relógio, seu próprio tempo para aprender e experimentar as coisas da vida.
Respeitar isso é respeitar a si mesmo.