História do Brasil

Venho lendo sobre a história do Brasil. Lendo por assumir a falha: o quanto eu sei sobre todo o complexo passado do País? Lendo não para tirar alguma conclusão sobre o futuro, mas sim para entender. Entender melhor, que seja. Já passou da hora de parar de fingir que sei o que não sei.
Venho lendo sobre a história do Brasil porque, de alguma maneira, ajuda a conhecer melhor também a história do mundo. Por que estamos onde estamos? Às vezes, achamos que sabemos. Sabemos mesmo?
Por pensar saber o básico, estamos sempre afirmando ou deixando de afirmar coisas. Coisas que, vez ou outra, nem são tão certeiras assim. Até que ponto realmente conhecemos a cultura dos indígenas que aqui estavam, dos portugueses que aqui chegaram? O conhecimento vai além das caravelas, do tupi e dos espelhos?
Não é que o presente e seus problemas sejam imutáveis por conta do passado, mas se não sabemos como o problema chegou até aqui, como pretendemos resolvê-lo? Até porque fingir que o(s) problema(s) não existe(m) não é mais opção.
Enfim, venho lendo sobre o Brasil por motivo nenhum. Para não dizer motivo nenhum, posso dizer curiosidade, assim como diversas outras curiosidades me despertam de vez em quando. O risco de procurar saber sobre aquilo que achamos que sabemos, é perceber que talvez nunca soubemos.