Mairiporã continua sendo a cidade que mais registrou mortes por febre amarela em todo o Estado. O balanço foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde no último dia de janeiro, e os números considerados são desde o surgimento da doença no ano passado.
O número de óbitos por febre amarela silvestre no Estado subiu para 52, e quase a metade deles (23) em Mairiporã, que tem ainda 77 casos suspeitos. O número de macacos mortos soma 235.
Ainda de acordo com os dados da Secretaria Estadual da Saúde, 57,4% das infecções pela doença foram contraídas na cidade, 12,6% em Atibaia e 3,7% em Amparo (5 casos suspeitos e três mortes). Essas cidades respondem por três quartos dos casos de febre amarela.
Região – Duas cidades vizinhas aparecem no relatório dentre as que mais mataram: Atibaia, com 10 mortes e 17 casos suspeitos e Nazaré Paulista com 2 mortes e quatro casos suspeitos.
Na lista de cidades próximas aparecem ainda Bragança Paulista (uma suspeita), Caieiras (duas suspeitas e 1 morte), Francisco Morato (uma suspeita e uma morte) e Franco da Rocha (duas suspeitas e 1 morte).