Mais sugestões de quitutes tradicionais de festas juninas

Para comemorar São Pedro

PAÇOCA DE CARNE

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de toucinho defumado; 1 cebola média picada; 500g de alcatra em bifes grossos; sal a gosto; pimenta do reino a gosto; 1/4 de xícara (chá) de extrato de tomate; 2 xícaras (chá) de água; 3 folhas de louro; 2 colheres (sopa) de alecrim; 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca; molho de pimenta a gosto; 2 cebolas roxas picadas e 3 colheres (sopa) de salsinha picada.

Modo de Preparo: Frite o toucinho em fogo baixo e acrescente a cebola. Junte a carne e, em fogo alto, frite-a de todos os lados. Tempere com sal e pimenta. Adicione o extrato de tomate e frite por 3 minutos. Junte a água (se necessário, adicione mais água, para que cubra toda a carne), as folhas de louro e o alecrim. Tampe e cozinhe na panela de pressão por 40 minutos. Deixe o vapor escapar, abra a panela, retire a carne e espere esfriar. Reserve o caldo. Desfie a carne. Em outra panela, junte a carne desfiada e a farinha, amassando bem, para que se misturem completamente. Se ficar muito seco, acrescente o caldo do cozimento. Tempere com sal, pimenta e molho de pimenta. Finalize com a cebola roxa e a salsinha.

BOLO DE MILHO

Ingredientes: 3 copos de milho picado; 1 e 1/2 copo de açúcar; 1 copo de leite; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 pacote de coco ralado ou queijo ralado; 3 colheres (sopa) de manteiga e 3 ovos inteiros.

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma assadeira retangular e leve para assar. Depois de assado, pulverize com açúcar refinado (opcional). Sirva em seguida.

CURAU CREMOSO

Ingredientes: 10 espigas médias de milho verde; 2 litros de leite desnatado; 3 xícaras (chá) de açúcar; 1 pitada de sal; canela em pó a gosto

Modo de Preparo: Lave e rale as espigas de milho com um ralador não muito fino. Raspe os sabugos e misture com o milho ralado. Coloque a massa em uma tigela grande e adicione o leite. Coe a massa em um pano e aperte bem.

Adicione o leite restante, aos poucos e vá apertando a massa. Se o caldo coado ainda estiver saindo bem amarelo, junte um pouco mais de leite e continue espremendo. Em uma panela grande, despeje o caldo de milho e acrescente o açúcar e o sal. Misture bem e cozinhe por 45 minutos, sem parar de mexer, até que o curau esteja cozido ou com um aroma de milho bem acentuado. Coloque em tigelinhas, polvilhe com canela em pó e sirva quente.

CUSCUZ DE SARDINHA

Ingredientes: ½ xícara (chá) de azeite; 1 cebola picada; 1 lata ou caixa de molho de tomate; 2 latas de água; 1 lata de ervilha; 1 lata de milho verde; 1 pimentão; 2 latas de sardinha ou atum; cheiro verde, sal e temperos e azeitonas a gosto; 1 cubo de caldo de legumes; 3 xícaras (chá) de farinha de milho grossa; 3 ovos cozidos; tomate para decorar.

Modo de Preparo: Refogue no azeite a cebola, o pimentão, azeitonas, ervilhas, milho verde, molho de tomate, cheiro verde e sardinha e caldo de legumes. Coloque a água, deixe ferver, coloque a farinha de milho e cozinhe.

Unte a fôrma com azeite, e coloque os ovos, tomates, sardinha, por baixo e em seguida a massa, apertando bem. Deixe esfriar e desenforme.