A economia brasileira ainda se ressente dos problemas causados pela pandemia e se recupera de forma lenta, registrando 13 milhões de desempregados. Em algumas cidades, como Mairiporã, a abertura de novos empreendimentos vai em sentido contrário, mostrando uma recuperação em ritmo considerado quase o ideal.
De janeiro a dezembro do ano passado, registrou a abertura de 1.045 novas empresas, quase o dobro do que foi apurado em 2020 (693 empreendimentos).
Desse total, 81% foram na categoria MEI (Microempreendedor Individual), com destaque para alimentação (marmitaria e restaurantes delivery), comércio de modo geral e prestadores de serviço.
Dos novos empreendimentos, 1.024 seguem ativos, 19 foram encerrados e 1 suspenso.
Outro fator positivo na economia local é a Sala do Empreendedor, que tem tido ação destacada. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Pereira dos Santos (foto), até o final de dezembro foram 1.243 empreendedores beneficiados, com 2.485 atendimentos e 360 novas formalizações.
“O governo do prefeito Aladim tem priorizado a economia, com foco na geração de emprego e renda. No primeiro ano os resultados foram positivos, e a expecttiva para 2022 são ainda melhores”, disse o secretário. (Salvador José/CJ – Foto: Divulgação)