Operação especial para o feriado de Páscoa foi montada pela Arteris Fernão Dias, cujo início começou ontem, às 14 horas. Durante a operação a concessionária disponibilizará recursos operacionais extras e esquema diferenciado de sinalização em trechos específicos ao longo dos 570 quilômetros de pista entre São Paulo e Belo Horizonte. Entre os recursos extrar destaque para os novos munks adquiridos pela concessionária, com capacidade para carga e reboque para até 15 mil quilos.
O final da operação está previsto para segunda-feira, 2 de abril, às 12 horas e os usuários também poderão contar com informações sobre o trânsito através do perfil no Twitter, @Arteris_AFD, e pelo aplicativo Waze, que são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO). O aplicativo sinaliza situações adversas, como bloqueio de faixa por acidente, filas e qualquer outra intercorrência, reforçando a necessidade do condutor redobrar a atenção nos trechos com alerta.
A Arteris Fernão Dias estima que mais de um milhão de veículos passem pela rodovia. A concentração do tráfego deve acontecer nos dois extremos: entre Guarulhos e Bragança Paulista e entre Contagem e Igarapé (MG).
Sono – Reduzir a incidência de colisões traseiras ocasionadas por sonolência ao volante foi o objetivo da Arteris Fernão Dias ao realizar ação educativa durante dois dias esta semana (terça e quarta) em trecho da rodovia na cidade de Atibaia.
Dados da empresa apontam que 283 acidentes ocorrem porque motoristas dormiram ao volante, número 10% menor do que o registrado em 2016. As colisões traseiras representaram 19,6% e, desse percentual, 645 envolveram veículos pesados, ou seja, 40% do total.
Durante a campanha, os caminhoneiros foram abordados na pista sentido Belo Horizonte, entre 19h e 24h, período em que grande parte dos motoristas de caminhões e carretas realiza paradas.