O INSTITUTO Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) disponibiliza em seu site, através de estudos do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), a incidência de raios em todos os municípios brasileiros. Na região, Mairiporã está na liderança, com mais raios por quilômetro quadrado durante o ano.
Os novos equipamentos adquiridos pelo órgão e a nova metodologia utilizada, permitem os registros de descargas com uma resolução entre 2 e 3 quilômetros. A média de Mairiporã é quase o dobro do Estado de São Paulo e a cidade de São Caetano do Sul é a campeã entre os municípios paulistas.
Região – Líder do ranking na região, Mairiporã registra 9,65 raios por quilômetro quadrado no ano e ocupa a posição 32 no ranking do estado e 650 no nacional.
A vizinho município de Caieiras é o que tem menor incidência, mas não muito distante, com 8,09 raios por quilômetro quadrado durante o ano.
Segundo o Inpe, não há apenas uma explicação sobre os lugares mais atingidos. Pode ser pela proximidade de rios, o que torna a Região Norte do País a campeã, como também as que sentem os fenômenos climáticos El Niño e La Niña.
Ainda de acordo com o Instituto, todos os anos são registrados 80 milhões de raios no Brasil, dos quais 300 atingem pessoas e um em cada três provoca morte.