Mairiporã fora da lista das 20 cidades com melhor índice de isolamento social

DESDE que foi instituído pelo Governo do Estado, em ação conjunta com as operadores de telefonia móvel, chamado de Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (SMISP), Mairiporã sempre esteve na lista das 20 cidades com maior percentual de pessoas em isolamento social. Seu ápice foi de 67%, registrado nos primeiros dias de abril.

Nesta semana, porém, esse índice despencou a 45% e tirou a cidade da lista. Na média, ainda se mantém em 53%, computando-se todo o período (março até esta semana).

Mairiporã está na faixa laranja, assim como todas as demais cidades da região sub-norte da Grande São Paulo e torce para que o Estado mude essa cor para amarelo.

Mesmo com medidas restritivas no combante à pandemia, dentre elas a obrigatoriedade do uso de máscas em locais públicos, a população dá visíveis sinais de esgotamento com a permanência dentro de casa. A abertura de mais segmentos comerciais contribuiui para que o cidadão diminuísse o confinamento.

Da região sub-Norte, que inclui Guarulhos, nenhum outro município está dentro do chamado ‘limite aceitável’ recomendado pelo Governo do Estado.