COM os preços nas alturas, mesmo depois de anúncios de queda nos preços dos combustíveis repassados às distribuidoras, os motoristas que vão abastecer chegam aos postos e pesquisam os preços.
Essa tem sido a rotina de muitos mairiporanenses diante do preço do etanol e da gasolina. Segundo levantamento semanal feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), a gasolina aumentou 1,7% no último mês, enquanto o etanol, 6,8%. Hoje, a gasolina está custando em média, no Estado de São Paulo, R$ 3,58, o litro e o etanol, R$ 2,64. A este preço, segundo o cálculo baseado no ‘gasto de combustível’, em Mairiporã compensa abastecer com gasolina, mesmo ela estando visivelmente mais cara que o etanol.
O cálculo é bem simples, divida o valor do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, a opção deve ser pelo álcool. Se for maior, escolha a gasolina. Mesmo a gasolina compensando mais, nos postos, muitos motoristas confessam que optam pelo etanol. Claro, que a diferença na hora de encher o tanque é o grande impulsionador, porém, economistas alertam que é bom avaliar, já que, em geral, carros abastecidos com gasolina tem um desempenho melhor.
Fonte: AB