Mairiporã é a 2ª no ranking de roubo e furto de veículos na região

Com base em dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado de São Paulo, relativos ao primeiro quadrimestre de 2021, a reportagem constatou que Mairiporã é a segunda cidade da região com maior número de furtos e roubos de automóveis, caminhonetes e utilitários (que incluem os SUVs).

De acordo com os números, o Estado de São Paulo registrou 159.796 roubos e furtos de janeiro a abril deste ano. Deste total, 226 ocorreram nas cinco cidades da região: Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar.

Mairiporã aparece como a segunda cidade dentre as cinco da região, com maior número dessas ocorrências. Nos primeiros quatro meses deste ano foram 54 registros, dos quais 36 de roubos e 18 de furtos). Na comparação com o mesmo período do ano passado houve queda de 18,5%. Naquele mesmo intervalo de tempo foram 64 casos, com 32 de roubo e 32 de furto.

Na primeira colocação, aparece Francisco Morato, com 64 crimes contra o patrimônio (veículos), divididos rigorosamente iguais: 32 roubos e 32 furtos. Franco da Rocha ocupa a terceira posição, com 52 registros, divididos entre 28 roubos e 24 furtos. Na sequência vem Caieiras, com um total de 33 (16 roubos e 17 furtos) e na quinta e última colocação, Cajamar, com 23, resultado de 16 roubos e 7 furtos de veículos.

A modalidade preferida dos criminosos tem sido o roubo, com 128 ocorrências, que representam 56,6% do total, ante 98 de furtos (43,4%).

No quesito roubo, Mairiporã lidera com 36 registros, enquanto Francisco Morato aparece em primeiro nos furtos, com 32 ocorrências.

Aumento – Para especialistas, no entanto, esses números devem crescer nos próximos meses, mesmo em meio à pandemia e apesar dos esforços das autoridades. (Juarez César/CJ – Foto: Divulgação)