A EXPECTATIVA entre os comerciantes é grande em relação ao Natal deste ano. As lojas do centro, da periferia e de Terra Preta prometem funcionar em horário estendido para as compras natalinas, no período de 6 a 23 dezembro, considerada a melhor época do ano para lojistas e comércio em geral.
A estimativa é que haverá uma melhora nas vendas, o que fará com que sejam recuperadas as perdas relativas à pandemia, bem como o retorno de eventos e atividades que ficaram restritas em 2020 e parte deste ano.
Não há um horário pré-estabelecido para todo o comércio. Cada um estipula o melhor para seu negócio e levando em conta o expediente dos funcionários.
Alguns lojistas que conversaram com a reportagem, pretendem funcionar das 9h às 22 horas, de segunda a sexta, e aos sábados das 9h às 18 horas. Alguns pretendem abrir aos domingos. Os supermercados também vão funcionar praticamente nesse mesmo horário, porém abrindo mais cedo nos chamados dias úteis.
Decoração – Além do horário ampliado para maior comodidade do consumidor, a Prefeitura anunciou que a decoração natalina será inaugurada no dia 10 de dezembro, como estímulo para impulsionar as vendas.
Também haverá uma programação cultural no Parque Linear, semanalmente, de quinta a domingo, com música, teatro, espaço infantil, praça de alimentação e, num final de semana, food truck.
A cidade já possui diversos pontos iluminados, sobretudo da iniciativa privada e de entidades do terceiro setor.
Expectativa – Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a empresa especialista em pesquisa de mercado Offer Wise, aponta que em 2021 é previsto lucro estimado em R$ 68,4 bilhões para o varejo no Natal.
Ainda segundo o levantamento, cerca de 123,7 milhões de consumidores vão às compras nessa época natalina, e isso é um reflexo direto dos avanços da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.
Consumidores e comerciantes aguardam que as forças de segurança da cidade se façam presentes através de rondas ostensivas e contingente à pé nos principais pontos comerciais.
Legenda:
Comerciantes acreditam que horário estendido vai facilitar as compras natalinas para o consumidor
Crédito:
Divulgação