FOI lançada hoje ontem em todo o Estado de São Paulo a Campanha de Natal dos Correios, realizada anualmente e que se tornou tradição e uma das principais ações de responsabilidade social da empresa em todo o País.
Segundo número dos Correios, nos últimos três anos foram mais de 2,5 milhões de cartas endereçadas ao Papai Noel. Desse total, 261,5 mil foram recebidas nas agências do Interior do Estado e 177,2 mil adotadas.
O objetivo principal da ação é responder às cartas das crianças que escrevem ao bom velhinho e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A campanha contempla, além das cartas das crianças, aquelas de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.
Como funciona – A adoção na campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas na casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa.
Os presentes são recebidos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita no próprio fluxo postal. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.
Este ano as cartinhas serão recebidas pelos Correios do dia 10 de novembro ao dia 8 de dezembro. Já os padrinhos poderão adotar as cartas e entregar os presentes nas agências dos Correios até o dia 15 de dezembro.