Estado muda currículo do Ensino Médio a partir de 2021

O Estado vai mudar o currículo do Ensino Médio a partir do ano que vem. A decisão, que começa pela primeira série, será progressiva. Ou seja, em 2022, também valerá para a segunda série, até que o novo método seja consolidado em 2023, com as três séries dentro do programa.

São Paulo é o primeiro Estado a aderir à lei, sancionada em 2017 pelo governo Temer. “O Estado de São Paulo saiu na frente ao elaborar a mudança curricular determinada pela lei do novo ensino médio. O novo currículo do ensino médio de São Paulo terá 12 opções de curso que permitirá aos alunos a escolha da disciplina ou das disciplinas com as quais eles mais se identificam”, afirmou João Doria, em coletiva de imprensa.

“O objetivo é criar uma escola que dialogue com a realidade atual da juventude, que se adapte as necessidades dos estudantes e os prepare para viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado de trabalho dinâmico”, completou o governador.

Para chegar ao texto da mudança, aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, foram ouvidos 140 mil estudantes e 18 mil professores. O objetivo é tentar atrair estudantes após um ano letivo marcado pela pandemia.

Os alunos poderão escolher até duas áreas de conhecimento para estudar, entre linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Eles também poderão escolher entre formação técnica ou profissional. Será dever da escola oferecer, pelo menos, duas opções de aulas.