A ADESÃO ao isolamento social em Mairiporã registrou seu pior índice dos últimos 60 dias. Nesta semana o percentual de pessoas dentro das casas caiu a 47%. Mesmo assim, está na lista das 20 cidades com melhores resultados segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (SMISP).
Depois de várias semanas oscilando entre 53% e 57%, Mairiporã viu despencar a recomendação da quarentena.
Embora venha tomando medidas restritivas no combante à pandemia para aumentar o engajamento à quarentena, entre elas a obrigatoriedade do uso de máscas em locais públicos, a população dá visíveis sinais de esgotamento com a permanência dentro de casa. A abertura de mais segmentos comerciais também leva o cidadão a diminuir o confinamento.
Na região nenhuma das outras quatro cidades está dentro do chamado ‘limite aceitável’ recomendado pelo Governo do Estado. Outro motivo para a queda do isolamento é a insistência do prefeito municipal em acompanhar as decisões do governador João Dória, sem levar em consideração as diferenças de cada município para autorizar a retomada das atividades econômicas. Para dezenas de comerciantes “não é o autoritarismo que vai fazer as coisas funcionarem, pois os municípios é que conhecem seus problemas, cada um tem que ver sua própria situação”.