NA SEMANA passada a Câmara de Vereadores realizou a primeira audiência pública para debater o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em trâmite no Legislativo, que vai servir de base para a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual), no exercício financeiro de 2018.
Como esperado, a presença de público foi ínfima, o que demonstra que a sociedade e os segmentos organizados não fazem sua parte ao discutir e propor soluções para a cidade através desse importante instrumento.
A LDO prevê para o próximo ano um orçamento de R$ 242 milhões, crescimento de apenas 0,4% em relação ao que está vigente.
PPA – Outro projeto importante, o Plano Plurianual (PPA) para o período 2018/2021, ainda não foi enviado ao Legislativo e também passará por audiências para debate público.
O PPA é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração municipal. Prevê, entre outras coisas, obras públicas que serão realizadas nos próximos anos. Tem vigência de quatro anos e deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se onde a administração quer chegar no próximo quadriênio.