Atraso

No dia anterior eu já havia premeditado que o tempo não seria suficiente para todos os preparos que um último dia de viagem requer. Reorganizar e a rearrumar a mala, assim como se preparar ficar duas horas sentado em um ônibus, são tarefas que demandam o mínimo de tempo e é recomendável que não sejam feitas de maneira apressada.
Sabendo disso, preferi me dedicar a essas preparações desde o momento que acordei, mas isso não foi o que algumas das minhas colegas de viagem optaram por fazer.
Éramos 4 pessoas. O ônibus sairia 14h10 e já eram mais de 13h30. Três de nós, eu inclusive, já estávamos prontos. Contudo, uma das viajantes havia acabado de chegar de uma saída pela cidade e ainda precisava fazer as determinadas arrumações que citei anteriormente. Resolvemos esperar, até concluirmos que, se continuássemos ali, os 20 minutos entre o local em que estávamos e a rodoviária, não seriam suficientes para chegarmos no horário.
A maneira mais fácil de fazer o caminho seria de carro. Por isso, chamamos um por meio do mais famoso entre os aplicativos de mobilidade urbana, por assim dizer. O motorista demorou uns 10 minutos para chegar e, quando chegou, disse que não poderia transportar mais de 3 pessoas em um mesmo carro. Ficamos confusos, afinal, em um carro não cabem 5 pessoas? Para completar, as malas que carregávamos não passavam nem perto de serem pequenas. Não deu tempo de responder: o motorista simplesmente acelerou, cancelou a corrida e foi embora.
A essa altura, mesmo que fossemos de jatinho até a rodoviária, muito provavelmente não conseguiríamos chegar a tempo. Mesmo assim, pedimos para um amigo que estava de carro nos levar. Chegamos exatamente às 14h10. O plano era que um de nós saísse correndo assim que descesse do carro, e pedir ao motorista o ônibus esperar uns 5 minutos, enquanto os outros chegavam com as malas. Mas, não tivemos essa oportunidade e o que vimos foi o ônibus já de partida.
Por um milagre nem tudo estava perdido e conseguimos trocar as passagens para um horário mais tarde. Às vezes, até os piores atrasos se consertam sem necessidade de uma mãozinha.