Governador e prefeitos eleitos discutem no dia 6 o aumento da pandemia no Estado

PREFEITOS e prefeitas eleitos em novembro último vão participar de reunião já agendada pelo governador João Dória, para o dia 6 de janeiro, de forma virtual, com o objetivo de alinhar as diretrizes do combate à pandemia do coronavírus.

Segundo a assessoria do Palácio dos Bandeirantes, existe a preocupação de que a chegada dos novos mandatários municipais, muitos deles sem experiência no enfrentamento do coronavírus, prejudique e piore a situação em todo o Estado, que segue com crescimento de casos, internações e mortes.

Das cinco cidades da região, três elegeram novos prefeitos, caso de Mairiporã, que deverão participar desse encontro. Outros 2 prefeitos se reelegeram para um segundo mandato.

Com os reeleitos, o Estado já realizou uma reunião, no começo de dezembro, por videoconferência. A pauta foi apresentação do Plano SP e a atualização de seus dados. Segundo Marco Vinholi, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, o Estado dialoga regularmente com os prefeitos.

Otimista, o secretário acredita que o combate ao coronavírus se manterá em nível adequado mesmo com os novos prefeitos e prefeitas.

De acordo com ele, antes da reunião com os novos prefeitos, a Secretaria de Desenvolvimento Regional realizou um curso de transição de Governo Municipal para os gestores do Estado. “Mobilizamos os que estão encerrando o mandato para que deixem pronto um Plano de Imunização Municipal para a gestão seguinte conduzir em conjunto ao Estado.”

Força-tarefa – A secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, disse que o governo segue preocupado com o aumento da pandemia e fazendo ações para reforçar o combate ao coronavírus e que ações conjuntas com os prefeitos são na verdade uma força-tarefa voltada para isolamento de contato, melhoria do monitoramento, intensificação da testagem e uma gestão ainda mais eficiente da disponibilidade de leitos.