Corretores de Imóveis elegem seus representantes em todo o Brasil

Os 25 Conselhos Regionais que integram o Sistema Cofeci Creci realizam eleição para recomposição do Conselho Pleno para o triênio 2022/2024, no dia 7 de julho. Em cada Regional serão eleitos 27 Conselheiros efetivos e 27 suplentes. Depois da confirmação da chapa vencedora, em uma Sessão Plenária, elegerão o Presidente, a Diretoria, o Conselho Fiscal e dois representantes efetivos e dois suplentes para representar o Regional junto ao Conselho Federal.

Assim como nos Crecis, os Conselheiros Federais, 50 no total, compõem o Plenário do Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) e elegem o Presidente, a Diretoria e o Conselho Fiscal, concluindo o processo eleitoral.

Como votam – O voto pessoal é indelegável, obrigatório e secreto. Votam os Corretores de Imóveis regularmente inscritos no Sistema Cocefi-Creci. As candidaturas são registradas sob a forma de chapa, sendo vencedora a que obtiver o maior número de votos.
As eleições ocorrerão em período não inferior a 45 (quarenta e cinco) nem superior a 60 (sessenta) dias corridos, da data de publicação do Edital Geral de Convocação Eleitoral, e serão realizadas durante o ano de 2021, de acordo com calendário elaborado pela CEF, exclusivamente pela Internet.
Mediante o término do mandato no Creci, caso a eleição não aconteça ou os Conselheiros eleitos não tenham sido empossados, seguindo as normas estabelecidas, o Cocefi poderá intervir temporariamente, designando uma diretoria provisória, a qual, segundo os termos regimentais e as normas eleitorais, deverá realizar a eleição ou a posse dos novos Conselheiros.