Realizada pela Nielsen Bookscan, com divulgação da Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), a pesquisa “Painel do Varejo de Livros no Brasil” revela que o universo literário segue em alta no mercado editorial.
Em janeiro último foram 5,53 milhões de livros comercializados, que corresponde a um aumento de 22,4% se comparado com igual intervalo de tempo de 2021, quando 4,5 milhões foram vendidos. No faturamento, foram R$ 258,7 milhões, alta de 20% também comparado a janeiro do ano passado, que registrou R$ 215,5 milhões.
O advento da pandemia do coronavírus, que obrigou ao isolamento físico, manteve um cenário positivo no segmento, e contribuiu para um aumento no hábito da leitura.
Os livros didáticos foram os que puxaram as vendas, por conta da volta às aulas presenciais.
Por outro lado, a venda de livros digitais também aumentou, alta de 83% no primeiro ano da pandemia, com 8,7 milhões de e-books e audiolivros em 2020, ante 4,7 milhões em 2019.
Auto-ajuda – Os livros religiosos e de auto-ajuda também foram parte importante na ascensão do mercado editorial. A alta por esse gênero foi de 51% entre janeiro e agosto do ano passado, se comparado a igual período de 2020. A informação é do Clube dos Autores, site de autopublicação de livros, responsável por 27% dos exemplares publicados no País. (Da Redação – Foto: Marcello Casal Jr./ABR)