Frota de veículos cresceu 14,3% nos últimos cinco anos

Em cinco anos as ruas de Mairiporã tiveram um incremento de 7.112 veículos em circulação, que inclui tanto os novos como os que vieram transferidos de outras cidades. Até outubro deste ano a frota no município já somava 56.544 veículos, ante 49.432 registrados em 2016, o que corresponde a um aumento de 14,3% no período. As motocicletas são as que mais vêm ocupando espaço no trânsito. Em 2016, eram 7.791 motos rodando na cidade e, atualmente, 8.787, um aumento de mais de 12,7% no período analisado. Já os veículos leves, que representam 63,9% da frota atual, passaram de 30.347 para 34.481, ou seja, 13,6% a mais.

A proporção entre a população do município e a frota em circulação (taxa de motorização) passou de 1,9 para 1,83 veículo por habitante, queda significativa.

População – Se o número de veículos motorizados for comparado ao dado mais recente da população (103.645), segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento anual da frota é maior, pois o número de habitantes cresceu 9,4% no período analisado.

Os dados demonstram que Mairiporã pode, em cinco anos, chegar na equivalência de um veículo para cada habitante, já que o aumento da frota é 52,1% maior que o crescimento populacional, lembrando que a frota inclui não somente carros e motocicletas, mas também caminhões, ônibus, caminhonetes e utilitários, entre outros.

Para os especialistas, a evolução da frota já começou a ocupar a maioria das vias, principalmente nos horários de pico, em especial no município, que tem poucas e estreitas vias que datam do século passado, cuja mobilidade urbana não é tratada como prioridade.

Afirmam que há necessidade de novas alternativas de deslocamento e ampliação do sistema viário, que possa comportar o volume de veículos em circulação.

Mairiporã ainda tem o agravante de receber diariamente centenas de veículos de outras localidades, que usam o centro da cidade como via de ligação entre o Rodoanel e a Rodovia Fernão Dias. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Divulgação)