Uso do cinto de segurança foi foco de campanha na rodovia Fernão Dias

A CAMPANHA ‘Tô de Cinto, Tô Seguro’, realizada anualmente pela Arteris Fernão Dias, concessionária da rodovia que liga São Paulo a Belo Horizonte, aconteceu na quarta-feira (7), ação para incentivar o uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo.

A abordagem aos usuários se deu na praça de pedágio de Mairiporã, na pista sentido Belo Horizonte, das 9h às 13 horas, e contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal.

A ação compreende a abordagem dos carros de passeio que passaram pelo pedágio, oportunidade em que os profissionais falaram com os motoristas e passageiros sobre a importância do uso do cinto de segurança e os equipamentos adequados para o transporte das crianças.

Em tempos de pandemia da Covid-19, a Arteris também forneceu kits de higiene, contendo máscara e álcool em gel 70%, para combater a transmissão do novo coronavírus.

Os colaboradores entregaram aos passageiros folhetos com dicas de segurança e “fiscalizaram” se todos estavam com os cintos afivelados – em caso negativo, foram orientados a utilizar o equipamento de segurança, tão importante em casos de acidente. A responsabilidade legal da utilização do cinto de segurança é do condutor, que deve conscientizar, orientar, observar e cobrar o uso do item por parte de todos os ocupantes do veículo.

A penalidade para o motorista quando um passageiro é flagrado sem o cinto de segurança é a mesma quando o próprio condutor está sem ele, resultando em uma infração grave sujeita à multa, retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator e perda de pontos na carteira, conforme estipula o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

“Nós investimos em educação e acreditamos que com ações como esta teremos ainda mais reduções de acidentes de trânsito. Mas para isso, é necessário que todos tenham atenção especial ao comportamento individual. É preciso que todos adotem uma postura responsável no trânsito”, assinalou Márcia Fragoso Soares, diretora de operações da Arteris Fernão Dias.

Legenda: Campanha foi desenvolvida na quarta-feira na praça de pedágio de Mairiporã

Crédito: Arteris