Escolas do Grupo Especial do Rio iniciam finais para sambas de 2023

As finais para as escolhas dos sambas enredo que as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro levarão para o Sambódromo na Marquês de Sapucaí em 2023 começaram no último dia 7, e seguirão até o dia 23.A disputa entre sambistas também é um atrativo turístico da capital carioca.

Segundo o calendário da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), a primeira entre as 12 agremiações da chamada elite do carnaval carioca as quatro primeiras a  escolher o samba enredo foram a Paraíso do Tuiuti, Estação Primeira de Mangueira, Vila Isabel e Salgueiro.

O carnaval em 2023 será nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro.

Para o diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, a definição das datas vai permitir que o público acompanhe as finais em dias diferentes. “Isso possibilita que os sambistas possam estar em todas as quadras das escolas de samba do grupo especial. Isso já era um desejo antigo e a gente conseguiu concretizar esse ano, pela primeira vez na história do carnaval. Vai ser muito importante não só para garantir que todas as quadras estarão lotadas, mas também para mostrar a relevância do carnaval, para que mais pessoas possam conhecer como funciona as escolhas e essas grandes festas que as escolas preparam em suas quadras”, disse em entrevista à Agência Brasil.

“A gente está esperando 12 noites muito especiais nas quadras das escolas e grandes festividades”, afirmou David.

Acrescentou que quem ainda não conhece uma final de samba vai gostar muito e quem já conhece terá oportunidade de viver momentos incríveis, levando em consideração que, no ano passado, por causa da pandemia da covid-19, não houve as finais nas quadras.

“As últimas finais foram em 2019 preparando para o carnaval de 2020, então, já são três anos sem finais nas quadras. Com certeza vai ser um encontro memorável e muito importante para o carnaval”, avaliou.

O calendário prevê para esta sexta-feira, a escolha do samba da Portela; amanhã (15), da Império Serrano; ddomingo (16), Viradouro; segunda-feira (17), Imperatriz Leopoldinense e as quatro últimas, dia 20, Beija-Flor; sexta-feira (21), Grande Rio; sábado (22), Unidos da Tijuca e domingo (23), Mocidade Independente. (Agência Brasil – Foto: Fernando Frazão/ABR)