Comércio espera gerar até 100 vagas de emprego temporário neste final de ano

Lojistas de Mairiporã esperam gerar até 100 vagas de emprego temporário neste final de ano. Essa foi a estimativa de comerciantes que conversaram com a reportagem no decorrer desta semana. O número é superior ao registrado no ano passado, quando as contratações ainda sentiam os efeitos do período de pandemia.

A projeção de aumento para vendas de Natal também é relevante, de pelo menos 10% em relação ao mesmo período do ano passado, e de 8% em relação ao Dia dos Pais, em agosto último.

Um dos indicativos de que o final de ano vai estar aquecido, é o estoque que vários ramos do comércio vêm fazendo desde setembro. Há segmentos que estão ainda mais otimistas, falando em vendas próximas de 20% na comparação com o Natal do ano passado.

A maioria das contratações de temporários deve ser feita a partir de novembro, porém já existe movimentação programada para a segunda quinzena deste mês. A antecipação, em alguns casos, se deve à necessidade de treinamento de vendedores.

Para algumas funções, existe a possibilidade de efetivação no serviço, dado o piso salarial de ingresso, ligeiramente superior ao piso do salário mínimo, que estimula as empresas a contratar.

Lojas de roupas, calçados, brinquedos, presentes e supermercados estão entre os segmentos do comércio que mais devem contratar temporários. (Juarez César/CJ – Foto: Amazon/Divulgação)