Em 13 dias choveu 78% do esperado para todo o mês em Mairiporã

Sair de casa com o guarda-chuva virou necessidade nas últimas semanas em Mairiporã. De acordo com dados da Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), nos primeiros 13 dias de dezembro choveu 163 milímetros, o equivalente a 78% do esperado para todo o mês de dezembro, cuja média histórica é de  209,9 mm.

No período citado, chuvas torrenciais e pancadas atingiram Mairiporã e o maior volume foi registrado na terça-feira (130, quando o índice pluviométrico chegou a 29,8 milímetros. Os outros dois dias com mais chuvas foram 7 (quarta-feira) com 29,2 mm e dia 5 (segunda-feira), com 24,8 mm.

De acordo com a Cemaden, a chuva vai continuar pelo menos até o dia 27 de dezembro, com sol entre nuvens durante o dia, períodos de nublado e chuva a qualquer hora. São esperados para a próxima semana, de acordo com previsão do Instituto Climatempo, 18 milímetros de chuva, com temperaturas entre mínima de 17ºC e máxima de 25°C.

De modo geral, os órgãos e institutos alertam para a possibilidade, este mês, de chuvas intensas com risco de corte de energia, alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra, queda de árvores e descargas elétricas que podem acometer a Região Metropolitana de São Paulo.

Legenda:

Institutos de meteorologia prevêem chuvas até o dia 27 de dezembro

crédito:

Marcello Casal Jr./ABR