Comércio otimista espera vendas de Natal até 10% maior que em 2021

Nos últimos três anos o otimismo de lojistas e comerciantes em geral nunca foi tão grande em Mairiporã. A expectativa é que as vendas de Natal alcancem 10% a mais do que o registrado no ano passado.

Levantamento feito pela reportagem mostra que a retomada da economia, a queda da inflação e a geração de mais empregos formais, foram, na opinião dos comerciantes, os principais fatores do otimismo com a melhor data para vendas do ano.

Como em todo Natal, o segmento de vestuário, calçados e acessórios é o que mais vende, e espera um aumento entre 25% e 30%. Depois aparece o setor de eletroeletrônicos, celulares e games, com o mesmo percentual.

Também esperam reduzir seus estoques perfumes e cosméticos, brinquedos, alimentos e bebidas e até mesmo material de construção. A boa expectativa também chega às revendas de veículos.

O pagamento da segunda parcela do 13º salário, que acontece até o próximo dia 20, é outro fator que favorece o crescimento das vendas. No mês de dezembro, de acordo com reportagem deste jornal, mais de R$ 36 milhões, de forma global, serão injetados na economia mairiporanense neste final de ano.

Horário – Algumas lojas e supermercados ampliaram o horário de funcionamento até a véspera do Natal, como forma de ampliar as opções de compra para os consumidores. Alguns segmentos ficam abertos até às 18 horas, enquanto outros decidiram atender até às 20 horas e também há os que encerram o expediente às 22 horas.

O setor também espera que o policiamento ostensivo nos principais centros comerciais seja aumentado, oferecendo maior segurança aos estabelecimentos e ao público consumidor. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Fernando Frazão/ABR)