Eleitores com mais de 70 anos perdem o interesse pelas eleições em Mairiporã

LEVANTAMENTO realizado pela reportagem do Correio, na primeira semana de setembro, constatou que as pessoas com 70 anos ou mais, perdeu o interesse pelas eleições. Foi ouvido um grupo formado por 85 homens e mulheres, em quatro regiões da cidade, cujo resultado não se configura como estatística, apenas um estudo aleatório.
O resultado obtido confirma a forte tendência já observada pela Justiça Eleitoral, de queda em continuar votando, especialmente porque não estão obrigados a fazê-lo por conta da faixa etária em que se encontram, conforme estabelece a legislação.
De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos 144 milhões de brasileiros aptos a votar em todas as faixas etárias, 4,3 milhões tinham entre 70 e 74 anos (2,98%), 3 milhões na faixa de 75 a 79 anos(2,08%) e pouco mais de 4 milhões acima de 79 anos (2,81%). No total, somam 11 milhões de eleitores (7,87%), cuja tendência é aumentar diante do aumento da perspectiva de vida das pessoas.
Maioria – No levantamento realizado pelo Correio, 61% dos entrevistados disseram não ter mais nenhum interesse em sair de casa para votar e a principal razão apontada é que os políticos não merecem crédito e nada fazem de diferente. Segundo eles, os escândalos em todos os níveis de governo contribuem para que o cidadão de bem se afaste do processo de escolha dos seus representantes.
Nas últimas três eleições o número de abstenções cresceu de forma impressionante e, somado aos brancos e nulos, chega próximo de 1/3 do colégio eleitoral de Mairiporã.