Eleitor que não fez a biometria poderá votar

O TRIBUNAL Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP) lançou um roteiro para esclarecer as principais dúvidas das pessoas no dia da eleição. A intenção é orientar passo a passo o eleitor, com informações referentes aos dias e horários da votação, os documentos que ele não pode esquecer de levar e dicas de como proceder assim que chega à escola onde vai votar. Dica importante: os eleitores vão poder votar mesmo que não tenham feito a identificação por meio de digitais.
Em Mairiporã o Cartório Eleitoral começou a realizar o cadastramento biométrico em setembro do ano passado e, segundo informações ainda do mês de junho deste ano, mais de 5 mil eleitores já haviam feito a biometria, tecnologia adotada para dar mais segurança à identificação do eleitor e evitar fraudes. Na região, o sistema não ser´[a adotado em nenhuma das cidades nas eleições deste ano, fato que deve ocorrer em 2018.
O serviço foi suspenso no dia 4 de maio e será retomado em 7 de novembro. A chefe do Cartório local, Célia Regina Fernandes Brito, informou que os eleitores que não realizaram a nova identificação, não precisam se preocupar, pois será possível votar normalmente, da maneira como foi feita nas eleições anteriores.
O guia – O roteiro divulgado pela Justiça Eleitoral mostra os cargos e a ordem em que esses aparecerão na tela, explica os teclados da urna e dá os passos do eleitor e do mesário na seção de votação.
Quem tem dúvida sobre voto de legenda, voto nulo, voto do eleitor analfabeto e do deficiente visual, também encontra as explicações de forma didática.
Aos que pretendem justificar e ainda têm dúvidas, há um item dedicado à justificativa do voto. As orientações podem ser conferidas nesta página e no endereço http://www.tre-sp.jus.br.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *