OS ELEITORES que estão com o título de eleitor cancelado em Mairiporã, por não efetivarem a biometria, tem até 6 de maio para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. Quem perder o prazo não poderá votar nas eleições municipais, previstas para outubro deste ano, quando serão eleitos prefeito e 13 vereadores.
No ano passado, 12.957 eleitores mairiporanenses tiveram seus títulos cancelados. A maioria por não ter feito a biometria e também aqueles que deixaram de votar e justificar a ausência por três eleições seguidas. Cada turno é considerado como uma eleição.
O que fazer – Para regularizar o título o cidadão deve ir ao Cartório Eleitoral, preencher o RAE (Requerimento de Alistamento Eleitoral), apresentar um documento oficial com foto e fazer a coleta digital através da biometria. O documento fica pronto na hora.
Sem o título regularizado o cidadão fica sujeito a restrições como a impossibilidade de tirar passaporte ou tomar posse em cargo público, de regularizar o CPF, e de se matricular em instituições públicas de ensino superior.
Segundo dados do Cartório de Mairiporã, a cidade contabiliza hoje 63.666 pessoas inscritas em seu colégio eleitoral.