Educação de qualidade e o seu governante

A efetividade do ensino escolar com qualidade passa, necessariamente, pela valorização dos profissionais da educação com salários compatíveis, melhores condições de trabalho, reconhecimento da importância da docência, além de investimentos na infraestrutura das escolas, com recursos e materiais pedagógicos para garantir um ambiente de trabalho adequado para os docentes e seus alunos e, também, o incentivo à formação dos profissionais da educação fortalecendo a continuidade de acordo com as exigências do atual contexto educacional.
Esse conjunto compõe ações de políticas públicas de uma Política Educacional que visa ofertar uma ‘educação cada dia melhor’.
Os dados do Censo Demográfico/2022, em seu relatório “Educação Resultados Preliminares da Amostra” divulgado pelo IBGE em fevereiro de 2025, revelou que o estado de São Paulo se destaca no cenário educacional brasileiro com várias de suas cidades ocupando posições de destaque em rankings nacional: São Caetano do Sul, Botucatu, Jundiai e Marilia.
São Caetano do Sul, no ABC Paulista, além de liderar com melhor desempenho no estado de São Paulo, também, é considerada a melhor educação do Brasil.
Utilizando o Índice de Desenvolvimento Local-IDL que avalia os municípios brasileiros contando com três variáveis principais: a economia, o socioambiental e a saúde. Para tanto, o IDL utilizada indicadores como investimento em saúde, na infraestrutura urbana, no acesso a serviços básicos, entre outros, que combinados com a efetividade da educação – boa taxa de alfabetização; bom desenvolvimento em avaliações nacionais e a atenção com a infraestrutura das escolas – possibilitam uma educação pública municipal de boa qualidade.
Enaltecer o bom desempenho desses municípios não esconde os municípios com desempenhos insuficientes. As regras orçamentárias para os sistemas educacionais dos municípios, com a devida equidade, são as mesmas e as regras legislativas prevalecem para todos os municípios paulistas e dos outros estados brasileiros.
A diferença está, no entanto, no nível de comprometimento dos governantes locais e suas equipes gestoras a frente da educação municipal. O sucesso educacional dessas cidades acumula uma combinação de fatores e, notadamente, a gestão eficiente dos recursos educacionais é fundamental. Ao investir em infraestrutura escolar, formação de professores qualificadas e focadas nas demandas educacionais, bem como o cuidar do desenvolvimento dos currículos para atendem as necessidades dos alunos, traz bons resultados.
Sendo assim, essas ações de políticas públicas locais caracterizam o compromisso efetivo dos seus governantes além, é claro, de ser uma obrigação inquestionável, demonstrando a verdadeiramente de uma educação de boa qualidade.

 

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.