A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) iniciou discussões sobre o projeto de lei complementar 36 de 2021, que cria a Região Metropolitana de Jundiaí. Será a 9ª no Estado, e será formada pelos municípios de Jundiaí (foto), Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista e deve ser votada ainda no mês de novembro pelos deputados estaduais.
O projeto foi publicado no Diário Oficial da Assembleia em 14 de outubro. Por estar em regime de urgência, passou por três dias de pauta, e recebeu dez propostas de emendas parlamentares. Agora, a iniciativa está para análise das comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento e Planejamento; e de Assuntos Metropolitanos e Municipais. Após aval dos colegiados, o texto poderá seguir para votação em plenário. Atualmente, os sete municípios citados no projeto compõem a Aglomeração Urbana de Jundiaí.
Com a Região Metropolitana, os municípios vão ter vantagens no desenvolvimento econômico regional e na aplicação de políticas públicas pensadas para todas as cidades, em áreas como Saúde, Habitação, Segurança, entre outras, e com mais autonomia em relação a outras regiões do Estado. (Foto: Fotógrafos PMJ)