Conta de luz fica 15,77% mais cara a partir deste sábado em Mairiporã

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou na terça-feira (22) nota em que informa a aprovação de reajustes anuais das tarifas de distribuidoras de energia. A Elektro, concessionária do serviço em Mairiporã e região, foi autorizada a reajustar a tarifa em 15,77%, a partir deste sábado (27).

A justificativa é a de que a empresa teve suas tarifas amenizadas durante a pandemia, através de medidas aprovadas neste ano pelo governo, congresso e agência reguladora.

2023 – A Aneel também informou que defende uma nova revisão, chamada de estrutural, nas tarifas de energia elétrica em 2023, pois considera que os valores serão pressionados por fatores outros, como por exemplo, a inexistência de recursos como os R$ 5 bilhões da privatização da Eletrobras, repassados à CDE (Conta de Desenvolvimento Energético).

Redução – Os consumidores da Elektro, no entanto, poderão observar uma redução na conta de luz, em face de uma lei que criou um teto para a cobrança de ICMS sobre a energia. Mas é bom lembrar que o efeito do imposto estadual não integra os cálculos da tarifa aprovada pela Aneel. No caso da Elektro, a queda estimada é de apenas 3%.

A concessionária atua, além de Mairiporã, em Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Franco da Rocha, na região, e também em cidades vizinhas como Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Joanópolis e Piracaia. (Da Redação – Foto: Marcello Casal Jr./ABR)