Coluna do Correio

FRASE

Bom senso é igual desodorante. Quem mais precisa nunca usa. (Expressão popular)

BOICOTE

Pelo andar da carruagem tem-se como verdadeiro, pelo menos até aqui, que existe um boicote generalizado em relação à Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos semáforos. O prefeito foge das convocações feitas e usa de artimanhas jurídicas para não comparecer. A empresa que instalou o equipamento vai na mesma linha. Finge não ter nada com o assunto. Como membros da Comissão já informaram ter material suficiente para seguir com os trabalhos, que seja feito e o parecer final encaminhado ao Ministério Público.

NA MOITA

Partidos e prováveis candidatos (a prefeito e vice) seguem na moita, ou seja, não falam ou deixam transparecer qualquer movimentação eleitoral. Alguns fatores contribuem para isso, como a falta de dinheiro, de nomes para compor uma boa chapa de postulantes ao Legislativo e a proibição, que veio em boa hora, das coligações entre as legendas.

NOMES

Até onde se tem notícia, apenas quatro nomes estão colocados, número que pode aumentar ou diminuir com o passar dos meses e a proximidade do pleito. Por enquanto os nomes são os de Aladim (PSD), Aiacyda (PSD), Major Paulo (Patriotas) e Paulo de Tarso (PT).

CALADOS (I)

O presidente da Câmara, Ricardo Barbosa, e todos os demais vereadores, estão mudos quanto ao recesso parlamentar de julho. O assunto não é lembrado, mesmo com cobranças feitas por este jornal. Vai ser um acinte se houver paralisação para ‘férias’. Os vereadores devem repor o tempo que ficaram parados sem fazer absolutamente nada.

CALADOS (II)

Os vereadores que representam a Terra Preta seguem mudos e calados quando o assunto é saneamento básico. A Sabesp, como sempre, faz o que bem entende. O resultado é uma localidade com mais de 30 mil habitantes e nem um mísero metro de rede coletora de esgoto. Os senhores edis eleitos pelo distrito teriam que fazer muito barulho em torno da questão, mas não fazem. Dar nomes a ruas e enfiar festas e eventos no calendário oficial do município, ao que parece, são mais importantes.

CALADOS (II)

Se os atuais vereadores por Terra Preta não fazem nada a respeito de saneamento básico, os antecessores também nem se incomodaram. Isso significa que o assunto não faz parte das prioridades dos edis. Mas deveria, porque a população do distrito segue enfrentando problemas com saúde.

VACINA

Crianças, gestantes, puérperas e adultos entre 55 e 59 anos parecem reticentes quanto a tomar a vacina contra a gripe. Pessoas que precisam se mexer e buscar a imunização. Este ano os idosos deram verdadeiro show quanto a tomar a vacina. Os dados mostram que esse grupo prioritário chegou a 150% do total vacinado.

RECEITAS

A arrecadação municipal segue despencando ao ser confrontada com o mesmo período em 2019. A tendência é que essa queda se acentue nos próximos meses, pois a atividade econômica no município só agora foi autorizada a sair da quarentena e Estado e União, segundo afirmativas de Dória e Bolsonaro, já deu o que podia para minorar o problema.

DENÚNCIA (I)

O Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo criou em seu site um canal para receber denúncias referentes a contratações emergenciais durante a pandemia. Qualquer cidadão paulista que detenha informações sobre possíveis irregularidades (nepotismo, favorecimento, sobrepeço, etc) em contratos firmados pela Prefeitura da cidade no combate ao novo coronavírus, poderá fazer a denúncia de forma sigilosa e até mesmo anônima.

DENÚNCIA (II)

Essa nova ferramenta é fundamental, assim como a participação da sociedade, para que os órgãos de controle externo possam atuar plenamente em defesa do bom uso dos recursos públicos, principalmente neste momento de crise. Também porque mal feitos estão aparecendo por todo o País, com roubalheira e práticas de corrupção por parte dos governantes.