Coluna do Correio

COLUNA DO CORREIO

FRASE

“Política deve ser feita à noite, de chapéu e sobretudo, dentro de um táxi em movimento.” (Hélio Garcia, ex-governador de Minas Gerais)

NA JANELA (I)

De acordo com pessoas próximas, o prefeito Aladim deve efetivar sua transferência do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) para o PSD (Partido Social Democrático), assim que for aberta a janela partidária, que permite mudança de partido sem problemas com perda de mandato. Aladim foi convidado pelo líder da agremiação, Gilberto Kassab.

NA JANELA (II)

Principal líder político da cidade, o prefeito Aladim deve levar consigo alguns vereadores, que vão estar na disputa pela reeleição em outubro. Uma cerimônia de filiação deverá ser agendada e outros líderes comunitários também podem aderir ao PSD.

SESSÃO

O feriado de Carnaval impediu que a sessão legislativa fosse realizada na terça-feira (13). Mas para surpresa de todos os que acompanham o dia a dia da política local, ela não foi transferida para a terça-feira seguinte, como até então ocorria, há muitos anos, e duas sessões eram feitas no mesmo dia. A sessão que seria no Carnaval, aconteceu na quinta-feira (15). Espera-se que essa mudança seja prática comum doravante. Ano eleitoral faz milagres.

REVISÃO

Na sessão de terça-feira (20), os senhores edis votaram três projetos sobre revisão geral anual das remunerações dos servidores municipais, aposentados e pensionistas e vereadores e presidente da Câmara. É o chamado ‘reajuste inflacionário’, que aumenta os salários em 4,62%.

UNIÃO

As secretarias municipais da Saúde e da Educação se uniram para levar aos alunos informações sobre a dengue e o combate ao mosquito transmissor da doença. O objetivo é que as crianças levem todos os conhecimentos aos familiares e suas comunidades. Um trabalho elogiável das duas Pastas.

EMPREGO

O Estado de São Paulo tem hoje 15 mil vagas de emprego disponíveis nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). São mais de 5 mil vagas na capital paulista e na Grande São Paulo. O PAT de Mairiporã fica na rua XV de Novembro, 101, centro, e funciona das 8h às 16 horas.

ALISTAMENTO (I)

Todos os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2024 devem realizar o Alistamento Militar até o dia 28 de junho. Esse procedimento é obrigatório e pode ser realizado on-line, pelo site www.alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente na Junta Militar do município.

ALISTAMENTO (II)

Para realizar o cadastro on-line, é necessário ter em mãos o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e número de telefone. Caso prefira o atendimento presencial, é preciso levar o RG (cópia e original), CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento, além de um comprovante de endereço recente (cópia e original), com data de até quatro meses.

FOLCLORE POLÍTICO

DIA A DIA

Mais uma do jornalista e colecionador de causos da política brasileira, Sebastião Nery, em seus registros de histórias do folclore.

O político mineiro José Maria Alkmin, que também foi ministro da Fazenda do presidente Juscelino, foi advogado e atuou na defesa de um crime bárbaro. No júri, conseguiu oito anos para o réu. Recorreu. Novo júri, 30 anos. O réu ficou desesperado: – A culpa foi do senhor, dr. Alkmin. Eu pedi para não recorrer. Agora vou passar 30 anos na cadeia.

– Calma, meu filho, não é bem assim. Nada é como a gente pensa da primeira vez. Primeiro, não são 30, são 15. Se você se comportar bem, cumpre só 15. Depois, esses 15 são feitos de dias e noites. Quando a gente está dormindo tanto faz estar solto como preso. Então, não são 15 anos, são 7 e meio. E, por último, meu filho, você não vai cumprir esses 7 anos e meio de uma vez só. Vai ser dia a dia, dia a dia. Suavemente.