Coluna do Correio

FRASE

“Se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de comida seria eleito sempre, não importa quantos porcos ele já tenha abatido no recinto ao lado.” (Orson Scott Card, escritor norte-americano)

APOIO

O prefeito Aladim tem dito com frequência que vai apoiar o candidato do PSDB ao governo de São Paulo. E esse candidato é Rodrigo Garcia. Segundo o alcaide, não há chance de ‘mudar de lado’ e trair companheiros, como seu viu nas eleições de 2018, e que teve um alto custo político para a administração municipal nos dois anos seguintes, antes que um novo prefeito, no caso Aladim, fosse eleito em 2020.

PRESTÍGIO

A simples inauguração de uma unidade do Poupatempo poderia ter contado com a presença de um representante do Governo do Estado, no último sábado, em Mairiporã. O prestígio do prefeito Aladim, no entanto, fez com que o vice-governador aqui estivesse.

ASSESSORIA

A escolha de um bom assessor parlamentar é questão de importância para vereadores e deputados. Um erro pode custar caro mais adiante. E isso está perto de acontrecer por estas paragens. Seria interessante saber distinguir entre assessor parlamentar e assessor político.

LARGADA

Tão logo termine o Carnaval, que não vai acontecer da forma habitual, será dada a largada para a disputa eleitoral. Os mairiporanenses se preparem porque muitos vereadores vão se transformar em cabos eleitorais de candidatos que nunca estiveram na cidade e nunca mandaram uma mísera verbinha. Mas são interessantes politicamente para nossos solertes edis.

CALMARIA

Até onde se sabe, não há nenhum movimento dentre os vereadores sobre aproveitar a união entre DEM e PSL, que originou o União Brasil, para mudar de partido. Em muitas cidades a migração entre siglas está ocorrendo. No parlamento municipal, o novo partido tem uma cadeira.

BANDALHEIRA

A possibilidade dos partidos se unirem em federações transformou a política partidária numa verdadeira ‘cada da mãe Joana”. Os ideais foram abandonados, os estatutos das agremiações jogados fora e o que vale é juntar força para ter mais chances nas eleições e acesso ao ‘gordo’ dinheiro do fundo partidário. Essas uniões tem resultado em deserções, abandonos, troca de partidos e muita gente pulando do barco. Movimentação típica dos políticos brasileiros, afeitos a jeitinhos e ‘levar vantagem em tudo’.

TELEFONE

O site da Prefeitura trouxe a informação que o telefone da Secretaria Municipal de Educação mudou e passa a atender pelo número 4604-0200. Tudo muito bom. Só falta agora, quando o aparelho tocar, algum abençoado atendê-lo. Fala-se com o Papa, com o Bolsonaro, com o Biden e até com Putin, que anda ocupado invadindo terras alheias, mas não se fala com ninguém na Secretaria. Tomara que o novo número traga mais sorte.

BIOGRAFIA

A se confirmar a união entre Lula e Geraldo Alckmin, o ex-governador de São Paulo, pura e simplesmente, terá jogado sua biografia no lixo.

ATENÇAO!

O ponto facultativo do Carnaval, que muitos acreditam ser feriado, exige atenção por parte dos trabalhadores. Quem tem a liberdade de liberar ou não os empregados é o patrão. Sendo assim, se não houver dispensa, o período será considerado dia normal de trabalho e pode, além de desconto no pagamento, chegar até mesmo à demissão. Portanto, melhor se inteirar bem da questão antes de sair por aí rasgando a fantasia.

O QUE FALTAVA

Não fosse a pandemia virar o mundo de cabeça para baixo, surge agora a nefasta figura de Vladimir Putin a declarar guerra. Era o que faltava para megulhar o planeta no obscurantismo. Vai mexer com a vida de todos, indistintamente.