FRASE
“Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta.” (John Kenneth Galbraith, economista e cientista político norte-americano)
OPOSIÇÃO
A frase que abre esta coluna é perfeita para ilustrar o atual momento dos oposicionistas (ou o que restou deles), pegando carona na questão do ônibus urbano, que tem problemas e não oferece um bom serviço aos usuários. Bom lembrar que quem começou essa lambança toda foi justamente aqueles que eram governo em 2020 e agora se dizem oposição. Esta coluna já opinou diversas vezes sobre o que vem a ser rede social. É o ‘penico do mundo’. E ele, o penico, vem sendo usado para dar vazão ao despreparo, à burrice e leviandade dos opositores. Esse assunto do ônibus ainda vai render e aqueles que irresponsavelmente criaram essa bagunça em que se transformou o transporte urbano na cidade, são justamente os que não andam de ônibus. Dentre eles, alguns dos vereadores que continuam com assento na Câmara.
REQUERIMENTO
A vereadora Leila Ravázio, que foi secretária da Educação ao tempo do prefeito Aiacyda, apresentou requerimento na sessão de terça-feira, cobrando informações se as escolas municipais estão garantindo as adaptações curriculares pedagógicas e a acessibilidade arquitetônica para atender as necessidades de cada aluno. A vereadora demorou um ano para fazer esse questionamento. Seja qual for a resposta, essa questão já não existia desde o ano passado? A morosidade em produzir o requerimento é que intriga.
SABADÃO
O prefeito está com a agenda cheia neste sábado. Logo pela manhã vai estar na solenidade de inauguração oficial do Poupatempo, que tem auxiliado muito a população com os múltlipos serviço que oferece. Aàs 13h30, vai dar a bolna nova aos moradores do bairro Chácara do Chibante, que vão receber as escrituras definitivas de suas residências.
ELEIÇÃO (I)
As pesquisas eleitorais, que pululam aqui e ali, ao gosto de quem as contrata, tem um ponto em comum: o principal candidato da Terceira Via na eleição presidencial tem nome: Voto Nulo. Na média, tem 9% do eleitorado, o que é mais que os 8% de Sérgio Moro, 7% de Ciro Gomes e 3% de João Dória. Para experientes analistas, num eventual segundo turno o Voto Nulo deve crescer significamente, pois avalia-se que Sérgio Moro vai para Washington, Ciro Gomes para Paris e João Dória para Dubai.
ELEIÇÃO (II)
Ainda se pode extrair das pesquisas que, além dos que pretendem anular o voto, outros 25% ainda não escolheram candidato. Numa rápida operação matemática, na soma de ambos chega-se a um contingente considerável de eleitores, 30%. Se a Terceira Via apresentar esse nome, tem todas as chances de vencer. Mas corremos o risco do Voto Nulo virar presidente do Brasil.
BENGALA
Os acordos ‘de cavalheiros’ e ‘negócios de interesse de grupos’ continuam sendo usados à vontade por deputados e senadores. A mais recente diz respeito à PEC (Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/21) que eleva de 65 para 70 anos a idade máxima para nomeação em tribunais superiores, também conhecida como a “PEC da Bengala”. A matéria segue para análise do Senado. Uma vez em vigor, vai permitir aos políticos indicarem amigos e corregilionários para o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), tribunais regionais federais (TRFs), Tribunal Superior do Trabalho (TST), tribunais regionais do Trabalho (TRTs), Tribunal de Contas de União (TCU) e Superior Tribunal Militar (STM), este em relação aos indicados civis.