FRASE
“A República sobreviverá até o Congresso descobrir que pode subornar o povo com seu próprio dinheiro.” (Alexis de Tocqueville, pensador político, escritor e historiador francês)
CASA DO SERVIDOR
O governo do prefeito Aladim inaugurou esta semana a Casa do Servidor, que vai atender todas as demandas do funcionalismo público municipal, solucionar problemas e oferecer cursos de capacitação. Uma medida acertada do chefe do Executivo.
BLÁ BLÁ BLÁ
Inacreditável a sessão legislativa desta semana. Sem nada de importante para votar, com uma pauta diminuta e sem projetos, ainda assim os vereadores brindaram aqueles que ainda se dispõem a assisti-la com um interminável blá blá blá para discutir absolutamente nada. Um festival de moções, cada uma com direito a explicações minuciosas, indicações e requerimentos, que acabou levando a sessão até às 20 horas. Não sem razão que a audiência dos trabalhos legislativos é ‘zero’.
RECADO
Vale o recado, muito embora a sociedade mairiporanense raramente demonstre interesse pelas convocações feitas pela Câmara de Vereadores. Mas nos dias 11 e 18 serão realizadas audiências públicas presenciais, no Palácio Tibiriçá, para debater o Orçamento Municipal de 2022. Seria interessante se boa parcela da população participasse, além daquela meia-dúzia de sempre.
SANCIONADA
Sem ter como vetar, o prefeito sancionou a lei que incluiu no Calendário Oficial do Município (também conhecido por Vale-Tudo) o “Dia para sempre Raulzito”, de autoria dos vereadores Eliomar e Gilberto Sensei. Sem dúvida uma ‘obra-prima’ do Legislativo local, digna de constar do Febeapa (Festival de Besteiras que Assola o País), obra do saudoso jornalista Stanislau Ponte Preta. O projeto foi esculhambado nas redes sociais e motivo de piada por toda a cidade.
RECUO
Nas rodas políticas o comentário que circulou com força durante a semana foi a desistência de alguns nomes em disputar as eleições do ano que vem. Uns ensaiavam entrar na briga como postulantes a deputado (estadual ou federal) para compor chapa com aqueles que vão em busca da reeleição. Quem está deixando a aspiração de lado concluiu que o desgaste não vale a pena, ou que não tem o cacife político que imaginava ou ainda que “aquela ajuda” impre$cindível está distante daquilo que considera justo.
DISPUTADO
Por outro lado, o apoio do prefeito Aladim vem sendo muito disputado. Mais de 10 parlamentares querem ter o prefeito como ‘puxador de votos’ em Mairiporã. Avaliam que além do cacife eleitoral que possui, vive um excelente momento à frente da Prefeitura.
VIA SACRA
Ainda com relação às eleições do ano que vem, visitas de candidatos a deputado e dos que pretendem se reeleger começam a ser agendadas. Verdadeira via sacra por quase todas as cidades do Estado. Mairiporã está dentre aquelas que interessa a muitos dos postulantes.
TUCANO
O prefeito Aladim, nas conversas sobre política, tem dito com todas as letras que vai apoiar o candidato tucano ao governo de São Paulo. Por enquanto é o atual vice Rodrigo Garcia. Em se tratando de João Dória, no entanto, que pretende disputar a presidência da República, mas para isso precisa viabilizar seu nome não só nas prévias do partido, mas também no cenário político, tudo pode mudar de uma hora para outra.
HISTÓRIA
Eduardo Simões, do partido Patriotas, entrou para a história política de Bragança Paulista. Vereador eleito pela primeira vez nas eleições de 2020, foi cassado por seus pares 10 meses após ter sido empossado, em sessão que durou mais de 8 horas na segunda-feira (25), acusado em relatório da Comissão de Ética com base em denúncia de falta de decoro, por importunação sexual de duas servidoras públicas municipais. O placar que levou à cassação foi 18 x 1. O estranho é que o suplente que assumiu, logo após o afastamento do vereador acusado, também votou. E certamente o fez com muita rapidez, afinal ele passou a ser o novo titular da cadeira. Mas de volta ao tema, são outros tempos e importunação sexual é crime grave.
LIBEROU GERAL
As cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, diferentemente do que ocorreu no ano passado, anunciaram esta semana que o turismo em dezembro, mês do Natal e da virada de ano, está liberado. Ou seja, não haverá nenhum tipo de barreira sanitária. Isto quer dizer que os turistas podem se programar para comemorar o Natal e o Réveillon na praia.