Após as fortes chuvas que atingiram o Estado de São Paulo nas últimas 48 horas, pelo menos 20 famílias em Mairiporã, moradoras nos bairros Bela Vista (distrito de Terra Preta), Mato Dentro e Capoavinha, foram afetadas. Felizmente não houve vítimas fatais e nem pessoas feridas.
Todas foram retiradas de suas casas, cujos terrenos estavam encharcados, que sofreram avarias e colocavam em risco a integridade física dos residentes, em ação da Defesa Civil, Fundo Social e Secretaria de Assistência Social, que as colocou em pousadas (a empresa Graal disponibilizou gratuitamente quartos de seu hotel) até que a situação esteja normalizada.
O prefeito Aladim esteve em todos os bairros que apresentavam risco e estavam em monitoramento pela Defesa Civil. “Estamos dando todo o acolhimento possível aos desabrigados e vamos oferecer um auxílio, como o pagamento de aluguel social, até que todos tenham condições de retornar às suas casas, em segurança.
Segundo a Defesa Civil, os bairros considerados áreas de risco na cidade são: Jardim Carpi; Vila Carpi; Pq. Náutico; Jardim Neri; Capoavinha; Jardim Santana; Jardim Fernão Dias; Jardim Esperança; Pinheiral; Jardim Henrique Martins; Jardim Odorico; Jardim Celeste e Chácara Arantes. E em Terra Preta: Pq. Bela Vista; Jardim Nipon; Jardim Pereira; Colinas I; Colinas II ; Gibeon; Sol Nascente; Sun Valley ; Mil Flores e Jardim América.
A presidente do Fundo Social, Luciana Hamid, ressaltou que não há famílias desalojadas e que a opção por pousadas se deveu à necessidade de maior privacidade das pessoas, ao invés de colocá-las no ginásio de esportes. “Manter os familiares juntos num mesmo ambiente é mais saudável neste momento difícil que estão passando”, assinalou Luciana.
Moradores de rua foram levados para o Ginásio de Esportes Sarkizão e sede da Sabatep, em Terra Preta.
Parte baixa – As obras realizadas pelo governo municipal no dique, primeira etapa da revitalização da parte baixa da cidade, evitaram alagamentos que eram comuns nos períodos mais chuvosos.
Com o início revitalização da rua São Paulo e avenida Hebraim Hallack, o problema será solucionado de forma definitiva.
Franco da Rocha – O prefeito de Mairiporã também está ajudando a vizinha Franco da Rocha, que ficou debaixo d’água e infelizmente teve o registro de cinco vítimas fatais.
Carros da Prefeitura local foram emprestados para ajudar na retirada das pessoas.
O governo do Estado liberou R$ 5 milhões para que Franco da Rocha possa dar início ao auxílio aos desabrigados. (Da Redação – Foto: Divulgação)