Celulares se firmam como principal meio de conexão

O CELULAR parece ter se consolidado como principal meio de acesso à internet no País. Em 2015, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio do aparelho móvel, enquanto 70,1% dos domicílios o fizeram por meio do computador. No ano anterior, o acesso à internet (80,4% dos domicílios) por meio do celular também foi predominante em relação ao uso do computador (76,6% dos domicílios).
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com base no estudo, é possível observar que o computador tem perdido espaço no uso da internet, enquanto outros equipamentos, com destaque para o próprio smartphone, vêm ganhando mais importância. Em 2015, o acesso à web pelo celular superou o computador pela primeira vez. Uma das razões é que o custo da internet móvel em relação à internet fixa.
O contingente de pessoas com 10 anos de idade ou mais que tinham telefone celular para uso pessoal, em 2015, era de 139,1 milhões, o que corresponde a 78,3% da população do País nessa faixa etária. Em relação a 2005, o montante aumentou 147,2% – à época 56 milhões de pessoas tinham celular. Em relação a 2014, o aumento foi de 1,8%.
Não é difícil, no dia a dia, comprovar a veracidade dessas estatísticas. Nas ruas, no trabalho, em casa e em praticamente todo lugar é fácil ver pessoas na internet com seus smartphones.
Quanto maior o rendimento, maior a utilização da internet: 92,1% das pessoas que ganham mais de dez salários mínimos acessaram a internet contra 32,7% das pessoas sem rendimento ou que ganham até um quarto do salário mínimo. (Com Agência Brasil)

Fonte: AB