Cardápio da merenda escolar faz restrições a açúcares e produtos industrializados

O Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria da Educação, tem feito adequações regulares na lista de alimentos que integram o cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino, seguindo recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

As mudanças visam melhorar os hábitos alimentares e auxiliar na prevenção de doenças, fatores que contribuem para maior rendimento escolar. Os cardápios são preparados por merendeiras de cada unidade escolar e elaborados por nutricionistas.

Dentre as mudanças observadas, está a proibição do uso do açúcar e produtos açucarados para menores de 3 anos, e restrições a pães, bolos e bolachas para todas as idades, e de produtos industrializados e altamente processados. A premissa é aumentar a oferta de produtos naturais como frutas, verduras, legumes e hortaliças.

Refeições – Todas as unidades escolares do município são atendidas com o fornecimento diário de refeições balanceadas, inclindo creches, escolas de ensino infantil, fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Números da Secretaria Municipal da Educação mostram que nos primeiros meses deste ano foram servidas em média 196 mil refeições por mês, em cada escola/creche da rede pública, totalizando cerca de 587 mil pratos no primeiro trimestre. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Divulgação)