Prazo para tirar o título de eleitor termina dia 8 de maio

Quem deseja participar do processo eleitoral de outubro deste ano, quando serão eleitos o prefeito e 13 vereadores em Mairiporã, tem prazo até dia 8 de maio para tirar o título ou regularizar a situação eleitoral. Dependendo da situação, é possível solicitar as operações sem sair de casa, por meio do autoatendimento eleitoral.

O eleitor que estiver com o título cancelado, assim como as pessoas que mudaram de cidade e precisam fazer a transferência de domicílio eleitoral, também têm até dia 8 de maio para resolver a pendência.

Procedimento – Para solicitar alistamento, transferência ou revisão de dados cadastrais, basta preencher um formulário no autoatendimento pela internet e anexar fotos do documento de identificação, além da imagem de um comprovante de residência atual e uma selfie, na qual a pessoa apareça segurando o documento.

Aqueles que ainda não tiveram a biometria coletada, após enviar a solicitação via on-line, precisa agendar atendimento no site do TRE-SP e comparecer no dia e hora marcados no cartório eleitoral ou em postos do Poupatempo, em até 30 dias para a coleta dos dados biométricos e validação do pedido.

Nos últimos 30 dias que antecedem o fechamento do cadastro, esses eleitores somente poderão solicitar serviços por meio do atendimento presencial, com agendamento obrigatório.

Os eleitores que não fizeram a biometria, mas têm situação eleitoral regular, poderão votar normalmente. A biometria é necessária apenas para a conclusão das operações de alteração no cadastro e de novos alistamentos. Portanto, os jovens que vão tirar o título devem comparecer ao cartório para a coleta. (Cláudio Cipriani/CJ)