Campanha de multivacinação começa no próximo sábado

A Campanha de Multivacinação, para combate ao risco de reintrodução de doenças que já foram eliminadas pelas vacinas, como a poliomielite, que atualmente não tem 40% do público-alvo imunizado, começa no próximo sábado (30) e se estenderá até o final de outubro. Quem está coordenando as ações é a Secretaria Municipal da Saúde.

As vacinas já estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Mairiporã, para atender crianças de 0 a 15 anos de idade.

Imunizantes – Todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente estarão disponíveis. No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela. No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.

Mairiporã – Entre as ações que a Secretaria Municipal de Saúde vai adotar, segundo informações do titular da Pasta, Raphael de Souza, estão: vacinação nas escolas, busca ativa de não vacinados, vacinação em qualquer contato com o serviço de saúde, vacinação extramuros, checagem da caderneta de vacinação e intensificar a vacinação em áreas específicas. (Lúcia Helena/CJ)