Câmara cria novo espaço para abrigar arquivo geral do Legislativo

Sempre relegado a pequenas salas, sem os requisitos necessários para abrigar a vasta documentação do Poder Legislativo ao longo dos anos, finalmente a Câmara decidiu criar um novo espaço, totalmente adequado e com condições ideais de preservação, cujo processo contou com o assessoramento de técnicos do Arquivo Geral do Estado.

Foram observados no espaço escolhido, em prédio próximo ao Palácio Tibiriçá (foto), adequação do espaço, ventilação, fim do uso de caixas de papelão, de material que enferruja (como grampos de processos), que serão substituídos por plástico. O arquivo agora está dividido por departamentos, o que facilita a consulta.

Segundo informou a assessoria do Legislativo, vai ser feita a contratação de um arquivista, que passará a responder pelo setor, além da criação de uma sala aberta ao público para visitação, pois a Câmara possui em seu acervo documentos históricos de um vasto período dos trabalhos legislativos e da vida da cidade, dentre eles manuscritos ainda do tempo da caneta tinteiro.

Instalações – Segundo a diretora Isabel Mazzilli, uma análise preliminar dos técnicos apontou que o espaço onde funcionava o arquivo era deficiente. Para uma necessidade de 54,1 metros lineares, só 10 metros estavam disponíveis. A procura por um imóvel teve início e o que preencheu as necessidades foi exatamente um prédio próximo à Câmara, que possui uma vaga para veículo, acessibilidade e banheiro para pessoas especiais, e já com laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros e é térreo.

Assim que o novo arquivo estiver totalmente pronto, será divulgada pela presidência da Casa de Leis o agendamento de visitas abertas ao público.