O primeiro ano do governo Aladim (PSDB) surpreendeu. Novato à frente do Executivo de Mairiporã, o ex-vereador por duas legislaturas assumiu o Paço em 1º de janeiro de 2021, ano subsequente à grave crise econômica que abalou o mundo e afetou a arrecadação de todos os municípios brasileiros. Fora isso, teve de enfrentar a desconfiança de uma cidade que, habituada ao controle de dos velhos caciques da política, provocou a mudança e, como diz o ditado popular, pagou para ver.
Empenhado em mostrar às lideranças e setores políticos e a todos os segmentos da sociedade que a vitória nas urnas resultaria em uma nova Mairiporã, o prefeito contou com a fidelidade e a eficiência da secretária da Fazenda, Silvana Francinete da Silva, cuja experiência na administração pública foi imprescindível.
Inúmeras foram as realizações, diversas conquistas aconteceram, dezenas de ações foram promovidas.
Com bom trânsito nas esferas governamentais (estadual e federal), e também na Câmara de Vereadores, onde conseguiu aprovar a maioria dos projetos de interesse da população. Junto a deputados e ministros, conseguiu recursos que passaram de R$ 30 milhões, que estão sendo revertidos na solução de problemas de muitos anos e na melhoria da qualidade de vida dos mairiporanenses.
Bancou o percentual maior de gastos do Hospital Anjo Gabriel, transformado em Hospital de Campanha, mantendo atendimento digno aos infectados pelo coronavírus.
Todos os setores da economia da cidade, com ajuda do governo municipal, avançaram ao longo do ano, depois de um 2020 em que indústrias, lojas e serviços perderam dinheiro e um bom número fechou as portas.
Aladim ainda fecha o ano com superávit financeiro nas contas do Tesouro Municipal, graças ao corte de despesas e bom uso dos recursos públicos.
Grandes obras foram anunciadas e algumas já iniciadas, como a que vai colocar fim nos alagamentos e enchetes da parte baixa da cidade é vai dar outra cara ao local à região de acesso à cidade; três novas creches com um total de 800 vagas; novo terminal rodoviário de Terra Preta e novas instalações para a Saúde, também no distrito e o já programado ‘quadrilátero da saúde’, no centro, que vai ocupar a área onde hoje está o SUS, e a continuidade do moderno Hospital Anjo Gabriel.
A Prefeitura de Mairiporã obteve importantes vitórias ao longo de 2021, que irão beneficiar diretamente a população. A começar pela parceria com a Sabesp, que construiu uma nova estação de tratamento de água para beneficiar mais de 50 mil pessoas e a tão sonhada ampliação da rede de esgoto, em 64 quilômetros, em dezenas de bairros. Além disso, uma unidade Poupatempo, que começa a funcionar em janeiro e vai facilitar a vida dos cidadãos de Mairiporã, e a unidade do Procon, já em funcionamento.
Em dezembro anunciou e liberou R$ 10 milhões do Abono-Fundeb para a área da Educação, montante recorde não só na cidade, mas em toda a região.
Também merece destaque o trabalho do Fundo Social, cuja presidente, Luciana Hamid, foi incansável na busca de soluções e recursos para minimizar os problemas dos menos favorecidos. (Salvador José/CJ – Foto: Divulgação)