Censo começa a ser feito em Mairiporã segunda-feira

Segunda-feira (1º de agosto) terá início em todo o País o Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deveria ter sido realizado há dois anos, mas acabou suspenso em virtude da pandemia da Covid-19.

Em Mairiporã, de acordo com o próprio IBGE, a expectativa é contar com 64 recenseadores para visitar 33.325 domicílios urbanos e rurais. Mas o órgão não informa se todos os cargos foram preenchidos. Na quinta-feira (28), um novo concurso foi lançado para o preenchimento de 15 mil vagas. Quando da divulgação dos aprovados, Mairiporã tinha apenas 29 habilitados.

Os dados atuais do órgão mostram que a cidade tem, segundo estimativa de julho do ano passado, 103.645 habitantes, e uma área territorial de 320,70 quilômetros quadrados, com densidade demográfica de 311,92 habitantes/km².

Questionários – Os moradores poderão optar pelo preenchimento do questionário via internet caso não queiram responder a pesquisa presencialmente. Após a visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo auto-preenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário on-line.

São dois tipos de questionários: o Básico conta com 26 questões, que investiga as principais características do domicílio e dos moradores, como data de nascimento, escolaridade e rendimento, e o de Amostra é aplicado em cerca de 5% dos domicílios, a partir de uma seleção automática do sistema de coleta, e é composto por 77 questões abordando características dos domicílios, identificação étnico-racial, religião ou culto etc. Todas as informações prestadas ao IBGE são sigilosas.

Uma das principais mudanças do questionário de 2010 para o de 2022 foi a diminuição do números de perguntas, tanto no questionário Básico como no de Amostra.

Legenda: Mairiporã terá 64 recenseadores que visitarão mais de 33 mil domicílios até outubro

Crédito: IBGE/Divulgação