O ritmo de vacinação contra a Covid em Mairiporã tem superado as expectativas, segundo as autoridades de saúde, porém a busca pela segunda dose perdeu força desde o final do ano passado. Até ontem, a diferença entre a dose inicial e a segunda, registrou a ausência de mais de 10 mil pessoas (10.577) que não completaram o ciclo vacinal.
Essa diferença tende a aumentar nas próximas semanas, porém as autoridades locais garantem que tem incentivado a população a se vacinar com todas as doses, e isso tem se refletido nos resultados obtidos pelas outras etapas da vacinação, como a primeira dose, que mostrou significativo aumento nos últimos dois meses.
Segundo apurou a reportagem, junto ao titular da Pasta da Saúde, Raphael Souza, a Vigilância tem realizado série de ações em busca dos faltosos, dentre elas a busca ativa, empreendida pelos Agentes Comunitários de Saúde, inclusive em escolas de todas as redes, além da oferta de vacina aos finais de semana em pontos estratégicos, casos da feira livre e terminal rodoviário. O secretário destacou ainda que as unidades básicas permanecem abertas aos finais de semana. “Estamos lançando mão de todos os meios para que os cidadãos estejam com o esquema vacinal concluído. Sem a segunda dose, não é possível o reforço da terceira”, assinalou o secretário.
Até ontem, segundo dados oficiais do Vacinômetro, divulgado diariamente pelo SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente), da Secretaria de Estado da Saúde, Mairiporã registrava um total de 80.265 pessoas imunizadas com a primeira carga; 69.688 com a segunda, 31.610 com a terceira e 2.491 doses únicas.
A população estimada de Mairiporã em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 103.645 habitantes. No total, a cidade já aplicou 183.006 doses. (Juarez César/CJ)