O ministro do MEC – Ministério da Educação do novo governo, Camilo Santana, pretende reverter os danos educacionais provocados pela pandemia a começar pela alfabetização. O SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica – mostrou que no Brasil apenas uma em cada três crianças é alfabetizada na idade certa. Ele e a secretária executiva, Izolda Cela, são ex-governadores do Ceará que, ao longo dos anos, apresentam os melhores indicadores de desenvolvimento na aprendizagem no ensino básico (IDEB).
Optar pela alfabetização significa comprometimento com a formação de cidadania de nossas crianças.
Uma importante referência brasileira nesse quesito é a professora Dra. Magda Becker Soares, renomada cientista educacional, especialista em alfabetização e letramento. Professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG, Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – CEALE – da UFMG. Graduada em Letras, Doutora e livre-docente em Educação. É autora conhecida por seus livros didáticos de Língua Portuguesa usados nos anos 1970 a 1990 e por diversos outros livros pedagógicos sendo o último: ‘Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever, 2020’ – baseado em experiência da educadora na interação com professores da rede escolar municipal da cidade de Lagoa Santa (MG).
Seu livro Alfaletrar/2020 foi objeto de cinco (5) questões pedagógicas (33,3%) entre quinze (15) no recente concurso para cargos de docentes municipais no magistério de Mairiporã. Ao selecionar seus docentes, Mairiporã escolheu a alfabetização e o letramento como requisito fundamental de conhecimento dos futuros professores e professoras.
Sabe-se que o comprometimento com a Educação Pública exige a efetividade de um ensino de melhor qualidade e a melhoria da qualidade do ensino passa pelo aprimoramento das práticas pedagógicas docentes no cotidiano em sala de aula e, notadamente, no ensino municipal, na alfabetização e no letramento no tempo certo.
Como destaca a Dra. Magda: “Alfabetização e letramento têm esse objetivo: dar às pessoas o domínio da língua como instrumento de inserção na sociedade e de luta por direitos fundamentais. (…) Entretanto, alfabetizar todas as crianças ou, pelo menos, a maioria delas no tempo certo é um problema ainda a ser resolvido”.
Sem cair numa ‘falsa conclusão’ de que no passado as crianças eram alfabetizadas com mais facilidade, a Dra. Magda taxativamente esclarece: “Isso é ilusão! Dois principais fatores explicam essa nostalgia do passado: uma é que a escola pública servia às classes médias e altas, não havia ainda a conquista da Educação pelas camadas populares; eram crianças que já tinham em casa um ambiente alfabetizador. Todas as etapas que precedem a aprendizagem das relações fonema-grafema já eram muito desenvolvidas em casa(…) Uma segunda questão é que mesmo quando a escola começou a servir às camadas populares nos anos 1960, 1970 – o que é recente –, numerosas pesquisas da época mostraram que as crianças repetiram o 1º ano diversas vezes até aprender.” Aí uma lacuna a ser equacionada, ou seja, possibilitar as crianças ‘um ambiente alfabetizador’.
O direito de vagas a partir dos 4 anos de idade completa dez (10) anos no próximo mês de abril, obrigando os municípios brasileiros disponibilizar obrigatoriamente essas vagas visando ofertar ‘ambiente alfabetizador’ para todas as nossas crianças.
Se o MEC realmente priorizar a alfabetização e os municípios que estão de fato comprometidos com o aprendizado de suas crianças necessitarão aprofundar, prioritariamente, a formação continuada de seu corpo docente com atualizações pedagógicas, reciclagens periódicas e outros incentivos, visando aprimoramento no processo ensino-aprendizagem de forma geral e, em especial, nas práticas docentes na alfabetização e letramento.
O legado da Dra. Magda chegando aos docentes possibilitará um ensino de melhor qualidade e, evidentemente, criará expectativas de melhor formação para a cidadania. Esse é o sonho da professora Dra. Magda Becker Soares e de todos os educadores comprometidos com o aprimoramento do processo ensino aprendizagem dos nossos alunos.
Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.