Neste sábado, 9 de julho, comemoram-se os 90 anos do movimento em favor da democracia e da Constituição.
O público tem a oportunidade de conhecer melhor esse capítulo da História do Brasil, visitando o mais completo acervo sobre a luta paulista
O espaço alusivo à Revolução Constitucionalista de 1932, que estará aberto à visitação neste sábado, 9 de julho, é mantido pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), por meio de sua Coordenadoria de Educação e Cultura. Trata-se da Galeria Jorge Mancini, cujo nome homenageia o fundador e presidente da Associação dos Ex-Combatentes.
Mancini e mais cinco irmãos alistaram-se voluntariamente no Exército Constitucionalista. Ainda em vida, ele doou a maioria das peças históricas, movido pela intenção, segundo externou, de “perpetuar o ideal democrático que inspirou o movimento”.
O presidente da AFPESP, Artur Marques da Silva Filho, lembra que a entidade, criada um ano antes da revolução, a apoiou, pois, desde o início, como continua ocorrendo, sempre se pautou pela defesa da legalidade, da democracia e dos direitos individuais e coletivos. “A história dessa luta do povo residente no território bandeirante pode ser bem conhecida na visita à exposição permanente da Galeria Jorge Mancini”, enfatiza.
O acervo conta com mais de 900 peças em exposição, entre documentos, fotos, cartazes, peças de artilharia, medalhas comemorativas, vestimentas e materiais diversos sobre o movimento contra o governo ditatorial de Getúlio Vargas e em defesa da convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. As pessoas também podem fazer doações caso tenham objetos que ajudem a contar o fato histórico. Basta contatar a entidade pelo e-mail cultura@afpesp.org.br. O espaço localiza-se no prédio anexo à Sede Social da AFPESP, na rua Venceslau Brás, 206, no centro da cidade de São Paulo. (Da Redação – Foto: Divulgação)
Serviço
Galeria Jorge Mancini
Rua Venceslau Brás, 206, Saguão – Sé – São Paulo/SP.
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. (No sábado, 9 de julho, aberta das 9h às 16h)
Visitas Monitoradas
Contato pelos telefones (11) 3293.9581 ou (11) 3293.9588