Mairiporã possui 5.775 aposentados e 2.248 pensionistas, totalizando 8.023 benefícios, de acordo com dados de dezembro de 2025 do Ministério da Previdência Social. O número representa 8,2% da população do município.
Apesar do volume expressivo, o total de beneficiários apresentou queda de 3,2% nos últimos cinco anos. Em 2021, eram 8.570 aposentados e pensionistas, indicando retração no período analisado.
Mesmo com essa redução, a expectativa é de que o cenário volte a mudar nos próximos anos. Especialistas avaliam que a tendência para o próximo quinquênio é de crescimento, impulsionada pelo aumento da expectativa de vida. Em 2021, o índice havia recuado para 72,8 anos, reflexo do impacto da pandemia de Covid-19 iniciada em 2020, mas voltou a subir e chegou a 76,8 anos em 2025, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a população vivendo mais, a fase pós-aposentadoria tende a se prolongar, ainda que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tenha promovido mudanças nos últimos anos para tentar equilibrar o sistema previdenciário.
O tema ganhou destaque com a celebração do Dia Nacional dos Aposentados, comemorado no último dia 24, data criada para marcar a instituição da primeira lei brasileira de Previdência Social, há 103 anos. Para especialistas em Desenvolvimento Humano, a ocasião também representa um momento de reflexão, em que muitas pessoas avaliam quantos anos ainda têm pela frente e como desejam viver essa etapa com mais qualidade.
Por outro lado, a realidade financeira tem pesado na decisão de muitos aposentados, já que a diminuição da renda se tornou um dos fatores que levam parte deles a permanecer no mercado de trabalho, como forma de complementar o orçamento familiar. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Marcello Casal Jr./ABR)